O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) está com edital de processo seletivo para o curso de formação de cadastro reserva para cargos temporários. Candidatos devem ter entre 18 e 35 anos e podem se inscrever até 11 de dezembro (confira abaixo os demais requisitos).
Ensino Médio completo (para o cargo de auxiliar de bombeiro);
Ensino Médio e curso técnico completos (para o cargo de técnico de enfermagem);
CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida, categoria B no mínimo;
Candidatos com CNH categorias D ou E receberão pontuação adicional.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o seletivo é para contratações temporárias dos cargos de soldado BM de segunda classe e soldado BM de saúde de segunda classe. O salário inicial é de R$ 2,8 mil com auxílio-alimentação.
A jornada de trabalho seguirá a escala dos militares estaduais, podendo ser por escala em serviço operacional e/ou serviço diário em expediente administrativo, como consta no edital.
No seletivo, homens e mulheres concorrem vagas em ampla concorrência e 20% das vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados negros ou pardos.
Inscrições
As inscrições terão início nessa terça-feira (19) e encerram no dia 11 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 90 para todos os cargos.
A isenção da taxa de inscrição deve ser solicirada entre os dias 19 e 20 deste mês. Os candidatos que desejam isenção do pagamento da taxa devem cumprir os requisitos:
candidato desempregado ou que recebe até um salário mínimo;
doador de sangue, que tenha doado pelo menos 3 vezes até a data da publicação do edital;
voluntário da Justiça Eleitoral e/ou jurado no Tribunal do Júri;
doadoras de leite materno.
Provas
A prova objetiva para o processo seletivo será realizada no dia 12 de janeiro para os cargos de auxiliar de bombeiro e técnico em enfermagem.
Em ambas as provas, as questões terão pesos diferentes com pontuação máxima de 60 pontos. Serão aprovados os candidatos que conseguirem, no mínimo, 50% da pontuação total.
1ª fase: Prova Objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF) e Prova de Títulos;
2ª fase: Avaliação Psicológica, Investigação Social, Exames Médico-Odontológicos e o Curso Básico de Soldado Temporário (CBSdT).
Foto Corpo de Bombeiros MT – Divulgação